Terça, 20 Maio 2014 23:16 Escrito por Edilaine Silva

Imagem sinal wireless


A velocidade do 
WiFi poderá em breve ultrapassar a atual velocidade — oferecida para consumo comum — de conexão com fio, de acordo com a fabricante Quantenna Communications. A empresa revelou esta semana planos para lançar em 2015 um novo chipset que poderá teoricamente alcançar até 10 Gigabits por segundo, quase oito vezes mais rápido que a velocidade oferecida pela atual padrão rede sem fio 802.11ac.


A Quantenna planeja alcançar essas novas velocidades introduzindo a tecnologia MIMO 8x8, sistema de técnicas de transmissão sem fio que utiliza múltiplas antenas na recepção e transmissão de dados. Muitos dos roteadores e dispositivos 802.11ac de hoje suportam apenas MIMO 3x3, que alcança no máximo 1,3 Gbps por segundo (alguns suportam MIMO 4x4, chegando a 1,7 Gbps).

O WiFi de 10 Gigabits da Quantenna ainda dará suporte ao padrão 802.11ac, mas seu maior número de antenas, assim como os melhoramentos em seu design e eficiência, resultará em uma banda surpreendentemente mais rápida. Tal avanço será importante especialmente para pequenos negócios e consumidores.