Quarta, 28 Maio 2014 22:33 Escrito por Edilaine Silva

Mascote do Linux

O Kernel é um componente essencial do Sistema Operacional, muitas vezes encarado como "O cérebro do S.O". Na verdade ele é o grande responsável por fazer a interação entre as camadas de hardware e software. Traduzindo, é o Kernel que gerencia os recursos do sistema e permite que os programas façam uso deles. 

Basicamente o kernel começa a funcionar assim que o computador é ligado; nesse momento ele inicia a detecção de todo o hardware indispensável ao funcionamento da máquina (placa de vídeo etc). O Sistema Operacional é carregado em seguida espera que o usuário faça seu login, feito isso o Kernel passa a administrar as principais funções dentro do S.O.: isso inclui o gerenciamento da memória, dos processos, dos arquivos e de todos os dispositivos. 

Dessa forma o Kernel pode ser descrito como um grande organizador: é ele o responsável por garantir que todos os programas terão acesso aos recursos de que necessitam (memória RAM, por exemplo) simultaneamente, fazendo com que haja um compartilhamento concorrente - mas sem oferecer riscos à integridade da máquina.

 

Ilustração do Kernel